Auntie, Auntie!

26-09-2016

Hello family and friends!


Como está tudo por Portugal? Por aqui tudo bem :) Agora os mails são mais básicos porque aqui já é tudo normal e não há muito para contar. 

Sobre o trabalho...continua igualmente cansativo (sendo que as segundas são o pior dia da semana, porque nunca lavamos a roupa ao domingo então ficamos com a roupa a dobrar para segunda). Again, as imagens de madre Teresa espalhadas pela casa ajudam a lembrar a razão de estar aqui, por isso lá vou fazendo o melhor que posso com a melhor cara que consigo! Vou oferecendo por todos! Já estou mais habituada ao calor...mas todos os dias alguém 'colapsa' na sala dos voluntários. Hoje, pela primeira vez, fomos quatro (eu incluída), por isso viemos para casa uma hora mais cedo que o habitual. Porquê este colapso? Porque as mashis receberam uns donativos de roupas para elas então decidiram ficar sentadas a ver as roupas e não mexeram uma palha durante toda a manhã. São logo 36 mãos à vida e ficamos nós as 6 (hoje só estávamos seis) com o trabalho todo! 'Auntie, auntie' é tudo o que oiço quando trabalho (vou enviar gravação).

Sobre Shanti Dan...na quinta feira passada houve um Market Day (ver anexos) com as cinco casas que pertencem a Shanti Dan. Todas as nossas miúdas estavam maquilhadas e com saris lindos. Que orgulho! Passamos lá a manhã a visitar cada barraquinha. É mesmo bonito ver o trabalho que as irmãs fazem. Põem imenso amor em tudo e têm tão poucos recursos que fico sempre maravilhada com os resultados. Cada vez gosto mais de Shanti Dan (apesar de continuar a tentar trabalhar com um sorriso na cara...algo que parece muito fácil mas que para mim não é!)

Ontem houve uma caminhada de ação de graças pela canonização de Santa Teresa. Centenas de pessoas (ver anexos) e terços em inúmeras línguas. É muito giro encontrar voluntários que já conhecemos de outras casas e sítios e conversar pelo caminho...ficamos a conhecer algumas coisas sobre os vários países e pessoas. 

Na próxima quinta vou visitar a 'cidade de leprosos'. Fica a 1h30 de camionete e vou com mais 50 voluntários mais as missionárias. É uma cidade que acolhe leprosos..tem hospital e as lojinhas de cada um, para estarem minimamente integrados na 'sociedade'. Ainda não investiguei muito sobre a cidade porque me vão explicar quando lá chegar, mas suspeito de será como o sítio onde esteve S.Tomás, em Molokai (tochas uma vez mais lembrados em Calcutá). Depois escrevo um mail a contar. 

Está na altura de falar da sister Ruth! À porta da Motherhouse há sempre duas irmãs a cumprimentar e a receber as milhares de pessoas que aqui passam diariamente. Como sabem, há adoração todos os dias (oficialmente às 18h, mas o Santíssimo está exposto desde as 16h mais ou menos) e sempre que alguém novo passa pela porta é 'intercetado' pela sister Ruth. Ora, esta personagem (com todo o respeito e admiração!) começa assim as suas conversas: YOU! Sit here. I've been expecting you... What's your name? Hummm, yes Rita, i've been praying for you.. Are you a catholic? Do you practice? When was your last confession? Isto sob a forma de diálogo, claro..faz isto a toda a gente (sim, já assisti)! E consoante as respostas, vai falando sobre o ano da misericórdia e sobre a importância da confissão. É muito engraçada! Depois saca sempre imensos panfletos da sua sacola e distribui pelas pessoas que ali passam. Todos falam da confissão. Porquê confessar-se, exames de consciência, etc. Bom, resumindo, queria que me confessasse, por isso combinámos para sábado antes da missa (ou seja, às 5h30 da manhã). Resultado: adormeci! Felizmente não a encontrei mais...até ontem! Nas residências esta irmã está a ser muito falada (com todo o carinho) porque aparece do nada, sabe os nossos nomes e não se esquece de nada...até é um bocado assustador! Ontem estava eu na caminhada, no meio de centenas de pessoas e, de repente, do nada, aparece uma cabeça ao meu lado 'Hello Rita. You didn't go to confession' e lá me justifiquei a dizer que tinha adormecido mas que iria amanhã (hoje portanto). Bom...adormeci again!! Lamento, mas acordar às 5h da manhã para estar às 5h30 na Motherhouse não é assim tão fácil. Todos os dias, antes de partir para o apostolado (assim chamam aqui ao trabalho que fazemos), vou rezar qualquer coisita (!!!) ao túmulo de Santa Teresa...lá estava eu e começo a ouvir lá fora 'Have you seen my Rita? Where is rita?'...gelei!!! Fui a correr lá fora e disse-lhe que tinha voltado a adormecer!! Que vergonha! Bom, amanhã irei. Hopefully! Só para terminar o capítulo 'sister Ruth'...é muito boa e mesmo engraçada! É bonito ver como se aproxima das pessoas para falar da Misericórdia que é Jesus. Rezem por ela! 

Fun facts about kolkata:

1. São obcecados com as limpezas! Para além de tomarem banho inúmeras vezes ao dia, passam a vida a lavar os dentes! No fim do dia lavam os carros/motas/tuktuk e o 'espaço' em frente às suas lojas (que é também o sítio onde vivem);

2. Cá as vassouras parecem de brincar, saídas de um filme da Disney! São molhos de pauzinhos e toda a gente usa. Não tenho nenhuma fotografia, mas é muito engraçado, apesar de suspeitar que dá grande dor de costas pois eles varrem o chão agachados;

3. O cheiro...não sei se já falei no cheiro daqui. Provavelmente é o que mais me custa! Devo ser a pessoa mais mimada da história, mas todos os dias, TODOS, fico com vómitos...várias vezes ao dia! Isto porque eles fazem tudo na rua. É a sua casa...por isso refeições, banhos, higiene...tutti na rua. Ora, como devem imaginar os odores são do pior que há. Nojentinha como sou, fico terrivelmente enjoada sempre que passo por certos sítios. Faço a figura ridícula de andar com um lenço com água de colónia perto do nariz, para aliviar; 

4. O sotaque! Por esta altura já não sei falar língua nenhuma. Passo o dia a falar inglês, espanhol e 'indlês'. Eles só percebem inglês se eu colocar um sotaque indiano. É de chorar a rir! No tuktuk: Hi! I would like to go to sudder street. WHAT? (Pergunta ele) eu: Sada stit. Ahhhh ok! Grandes nabos! 

5. Têm todos poker face...ou seja, não se percebe a sua expressão. São muito sérios, faz impressão. (Nem imaginam a cara da sister Ruth - prega susto ao susto); 

6. O nosso NÃO é o sim deles! Isto é muito confuso para todos os voluntários. Quando acenam com a cabeça para dizer SIM, corresponde ao nosso não! 

7. Finalmente, a comida! Já não posso ver caril, arroz e frango. Só comem isso! Isso e noodles. Mãe, please, picanha quando chegar a casa..sopa!! Não quero ver frango e/ou caril à frente!

Não tenho muito mais para contar! O nível de cansaço é tal que acabei por escrever um mail por pontos, peço desculpa! Continuo sem adoecer, embora preveja que acontecerá em breve. Na minha residência já há 4 pessoas com gripe (uma delas no meu quarto - por falar nisso, mudei de quarto pela TERCEIRA vez. Nem sei como explicar a lentidão dos indianos e a falta de organização -.- depois conto noutro mail).

Rezem pela Síria...já devem saber o que aconteceu em Alepo.

© 2018 Blog do Tiago. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora