I Thirst

"Para mim é muito claro - que nas Missionárias da Caridade tudo existe apenas para saciar Jesus. As Suas palavras, colocadas na parede de todas as capelas das MC, não são apenas do passado, estão vivas aqui e agora, são-vos ditas. Acreditais nisso? Porque diz Jesus 'Tenho sede'? O que significa isso? É tão difícil explicá-lo por palavras - 'Tenho sede' é algo muito mais profundo do que se Jesus dissesse apenas 'Amo-te'. Até perceberdes no fundo de vós próprias que Jesus tem sede de vós - não tereis começado a perceber quem quer Ele ser para vós. Ou quem quer Ele que vós sejais para Ele" (Madre Teresa)
Esta semana estive em Lisboa e fui à casa das MC. Entrei na capela e lá estava: 'I THIRST'. Apercebi-me que ainda não tinha explicado o nome deste blog! Criei-o com o intuito de informar a minha família e amigos acerca do meu paradeiro, bem como das aventuras e desventuras desta próxima viagem...e também para ajudar (preparação da viagem e questões práticas) e animar outros a realizá-la.

A ideia era começar a escrever no dia em que apanhasse o primeiro avião, mas sempre que tinha um tempo livre, escrevia...coisas práticas, as dicas. É o separador que obriga a pensar no que fiz há um ano e meio atrás. Este exercício, embora pareça simples, não é! Não só porque a memória falha e nem sempre me lembro do que quero (por exemplo, demorei séculos a escrever este post), mas essencialmente porque recordo muito do que vivi e que não partilhei. Partilha que agora tenho feito através destes posts pré-viagem.
Tenho sede - I thirst - palavras ditas por Jesus na Cruz momentos antes de morrer. Apesar de olhar para este letreiro todos os dias na Motherhouse, só me questionei sobre o seu significado quando voltei para Portugal e encontrei um folheto que a Sister Ruth me tinha dado. 'I thirst'. O que Madre Teresa mais queria era saciar a sede de Jesus, uma sede de amor, de almas. Temo não compreender a totalidade destas palavras, nem a razão de estarem em todas as capelas das MC, mas acho que ajudam a relembrar às sisters os votos que fizeram - absoluta pobreza, castidade, obediência e caridade -, queridos para saciar esta sede de Jesus.
Felizmente as MC não são as únicas a poder saciar esta sede! Deus também tem sede de algumas coisas nossas. O que Lhe posso entregar? Que desejos tem para a minha vida cristã? Foi precisamente por isto que dei este nome ao blog. Quero que estas duas palavras ecoem em mim...para perceber como posso saciar a Sua sede nos vários momentos da minha vida.
Cristo vive! Ressuscitou! Aleluia Aleluia! Olho para trás,
para estes 40 dias...os propósitos feitos, mais e menos conseguidos, as quedas e
derrotas...mas depois o levantar! E a alegria que é chegar a este dia! Que
vontade de mudar o mundo! É o meu desejo para este tempo pascal (na realidade, para toda a vida): mudar o
mundo. (Talvez seja soberba...!) Através de pequenos gestos no dia-a-dia, de
sims, de conversas, da tentativa de perceber como posso saciá-Lo - Domine, ut videam, Senhor, que eu veja! - ...e com a Sua
graça, tudo posso. Tudo podemos! Santa Páscoa!