'Go home and love your family'

04-10-2016

Nomoskar family and friends! 

A três dias de ir embora, escrevo o ÚLTIMO mail da semana aqui em Calcutá (as próximas novidades serão via presencial - que comecem os jantares, almoços e cafés!). 

Por aqui tudo maravilha! Continuo sem adoecer..o máximo que me aconteceu foi uma dorzinha de cabeça; o tempo excessivamente quente, as usual; o cansaço, não mais do que o normal.
Nesta semana foi tudo outra vez normalíssimo..não há muito para contar! Acabei por não visitar a cidade dos leprosos, porque quando cheguei, os 50 lugares ficaram reduzidos a 25 e já não pude ir. Uma amiga minha foi e contou que é impressionante. São mesmo os rejeitados da sociedade...quando a lepra é descoberta a tempo, ainda há possibilidade de se tratarem e ficam bem. O problema é que a maioria tende a esconder que a tem, por isso acabam por ficar muito mal e depois não são aceites por ninguém. Felizmente, nesta cidade, encontram uma comunidade de irmãos da caridade que os acolhe! Têm o hospital, as suas mini casas, pequenas oficinas, etc. acabando por viver ali até morrerem. Os saris que as irmãs usam, bem como os terços e cruzes, roupa de cama das casas em que trabalhamos e muito mais, é tudo feito por eles. Incrível! Não pude ver, mas imagino! 

No sábado, dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, fui ver uma exposição sobre Madre Teresa de Calcutá (muito giro) e fui ao CARMELO. Foi ótimo e rezei por todos.

No domingo, fiz anos! De manhã fui trabalhar, mas à tarde havia a Missa de Ação de Graças pela canonização de Santa Teresa no estádio (ver anexos). Milhares de pessoas, imensos bispos, cardeais, etc. toda a pompa e circunstância. Não sei se já falei das músicas na missa aqui...bom, já aconteceu faltar à missa das 6h da manhã na Motherhouse e ter de ir às 18h em Santa Teresa de Ávila. Quando lá vou, só me apetece gravar aquele show musical. À bela moda indiana, a música é do mais piroso possível. Teclado com efeitos de bateria, de sininhos, flautas, três cantores com 18 anos com microfone.. A missa em si é super solene e bem celebrada, mas o concerto a que se assiste é de rir. Digo isto porque o mesmo aconteceu na Missa de Ação de Graças. Começou às 14h, acabou às 19h e depois fui jantar ao Chilis com umas amigas voluntárias (perdemos metade dos voluntários no meio do estádio, por isso viemos embora). Foi muito divertido, tirando a parte em que partilho o aniversário com o Ghandi e por isso há o DRY DAY IN INDIA, aka, não se vende álcool em toda a Índia. Não me interpretem mal, não sou alcoólica, mas estava a sonhar há semanas com o meu encontro com um gin tónico. Encontro esse agendado para o meu dia de anos....e não aconteceu! Quando cheguei a casa as minhas roomies tinham um bolo de anos para mim e um colar de flores (muito típico aqui em Calcutá). 

Amanhã dois voluntários vão-se casar (Lidia e Keke, podem rezar)! Andámos em preparativos a semana toda. Já comprámos os saris e fizemos toda uma sessão fotográfica no jardim cá de casa. Ontem foi a despedida de solteira (onde pude beber o meu tão aguardado gin), hoje o ensaio, amanhã o casório às 16h e depois fiesta no hotel Maria (na realidade é só jantar, porque todos acordamos às 5h30 e temos de nos deitar cedo).
(quem vê e ouve os voluntários pensa que são uma farsa: trabalham durante o dia, mas à noite há sempre alguma coisa! Ou jantar porque não sei quem faz anos ou festa porque alguém vai embora ou casamentos!) 

No meu trabalho continuo mesmo feliz. Agora temos uma rapariga nova que apanharam na rua no outro dia. Está em mesmo mau estado e ainda não reage com ninguém. O resto tudo igual! No sábado as mashis perguntaram-me porque é que os voluntários estão sempre a sorrir enquanto que elas, mashis, estão sempre de cara chateada. Respondi que não tinha noção de estarmos a sorrir, mas ainda bem que sorríamos. Perguntaram se também era assim quando estávamos no nosso país...aiii! Doeu pensar! Talvez não seja tão frequente assim, mas é um ponto que levo a melhorar. Amanhã é o meu último dia de trabalho, pelo que posso tirar fotografias a algumas coisas. YaY! Depois mostro tudo. 

Fun facts about Kolkata que ainda não contei:

1. Há separação de homens e mulheres no autocarro. Mulheres no lado esquerdo e homens no lado direito e ai de quem se sentar no lado errado. Passam-se!

2. Contei que aqui cospem imenso? Os homens mascam tabaco e depois cospem-no. Adivinhem porque estou a contar isto... Digamos que as minhas sapatilhas BRANCAS, deixaram de o ser -.- 

3. Baratas e ratos? Venham eles! Já estou muito habituada. Estão por todo o lado aqui! Na minha casa não, mas na rua a toda a hora;

4. São mesmo preguiçosos...as coisas aqui abrem às 11h, 12h..nunca antes. E tudo anda a um ritmo super lento.

A sister Ruth (ver anexo), anda implacável como sempre! Tudo no confessionário ahaha adoro-a! 

Não me estou a lembrar de mais nada, sorry! Volto no sábado.

 Como diria Santa Teresa de Calcutá, 'go home and love your family'!

© 2018 Blog do Tiago. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora