13 de Maio - Fiat!

13-05-2018

   "Família reza junta, fica junta. Se ficardes juntos, amar-vos-ei uns aos outros, como Deus vos ama. Por isso vamos ensinar as crianças a rezar e vamos rezar com elas.

E Nossa Senhora de Fátima, a mãe deste maravilhoso país, muitas e muitas vezes nos pediu que rezássemos o terço. Nunca deixeis os vossos filhos, ou vocês próprios, deitarem-se sem rezar o terço.

E assim agradecemos a Nossa Senhora por ter vindo ao nosso encontro aqui em Fátima e ter trazido o seu amor e a sua ternura a todos nós. Vamos rezar a Nossa Senhora pela paz. Há tanto sofrimento no mundo hoje. Vamos rezar pelos nossos povos. Há muitos lugares onde as pessoas estão a morrer de fome." 

(Santa Madre Teresa de Calcutá numa entrevista dada à Renascença)


      A pouco mais um mês de ir embora, fui ontem entregar esta viagem a Nossa Senhora, em Fátima. Lembrei-me que quando cheguei a Calcutá e entrei na salinha onde está o túmulo de Madre Teresa, vi algo familiar: uma estátua de Nossa Senhora de Fátima.

      É impressionante a quantidade de pessoas pelo mundo fora que conhece Fátima. Lembro-me de as minhas roommates me perguntarem se eu ia muito ao santuário, se tinha comigo pagelas, imagens ou medalhas...davam muita importância ao facto de eu ser portuguesa e, por isso, relacionada com Nossa Senhora de Fátima.

      Para os mais esquecidos, recordo o ocorrido: Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco) no dia 13 de maio de 1917, na Cova da Iria. Apareceu durante seis meses, sempre nos dias 13 (exceto no mês de agosto), pedindo-lhes que rezassem o terço todos os dias e que fizessem sacrifícios pela conversão dos pecadores.

"A santa contemplação de Maria incita-os, de facto, à oração confiante, à prática da penitência, ao santo temor de Deus, e recorda-lhes com frequência aquelas palavras com que Jesus Cristo anunciava estar perto o reino dos Céus: Arrependei-vos e acreditai no Evangelho, bem como a sua severa advertência: Se não vos arrependerdes, perecereis todos de maneira semelhante" (Papa Paulo VI, Signum Magnum)

      Deixo a C, a I e a P aos pés de Nossa Senhora, para que seja uma viagem com muitos frutos interiores, onde nos aproximamos d'Aquele que mais importa através dos sacramentos, da oração e do serviço aos mais pobres. Pelo dia de hoje peço também a esta Mãe a mesma fidelidade do seu fiat.

A minha alma glorifica o Senhor 
E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva: 
De hoje em diante me chamarão bem aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: 
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração 
Sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço 
E dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos 
E exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens 
E aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo, 
Lembrado da sua misericórdia,
Como tinha prometido a nossos pais, 
A Abraão e à sua descendência para sempre
Glória ao Pai e ao Filho 
E ao Espírito Santo,
Como era no princípio, 
Agora e sempre. Amen. 

© 2018 Blog do Tiago. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora